GMISA
A água subterrânea e Centro de Gestão do Instituto da África Austral (GMISA) sobre os cartões
A SADC e Centro de Gestão de Águas Subterrâneas Projeto é facilitar a criação de um Instituto de Gestão de Águas Subterrâneas da África Austral (GMISA), que deverá estar operacional até junho de 2009.
Pano de fundo GMISA
A Southern Africano de Desenvolvimento da África Austral (SADC) tem o objetivo de fomentar a cooperação e benefício mútuo com os recursos da região, entre os seus países membros. Através deste objetivo mútuo SADC tem identificaram a água como um recurso-chave que podem beneficiar da cooperação fomentada.
O desenvolvimento ea gestão dos recursos hídricos nos Estados-membros da SADC tem tradicionalmente centrado nas águas superficiais. No entanto, a grande fonte de água, especialmente para as populações rurais da África Sub-Sahariana, é águas subterrâneas e, em especial na região da SADC, aproximadamente 33% da população apoiando-se nas águas subterrâneas formal ou melhorados fornecimentos e 27% sobre fornecimentos de superfície reticulada fontes de água. Os restantes 40% dependem de fontes não melhoradas, quer das águas subterrâneas e superficiais, que geralmente é considerado inseguro e, portanto, eles normalmente são mais vulneráveis às secas.
Subterrâneas gestão é complexa e de desenvolvimento sustentável deste recurso é desafiador, especialmente no que diz respeito à partilha, ou transfronteiriços fontes. Isto é ainda mais dificultada pela falta de vigilância conjunta e uma falta de compreensão da natureza, para as questões e os impactos associados águas subterrâneas e superficiais, ou das possibilidades de cooperação. As águas subterrâneas tem sido pensada como uma válvula de segurança durante as secas e com as secas recorrentes, o aumento da aridez, o aquecimento global, o aumento da população eo crescimento econômico na região, há uma crescente dependência das águas subterrâneas para uso doméstico e outros sectores como a indústria, a agricultura , Mineração e turismo.
Reconhecendo a importância das águas subterrâneas, a SADC Regional Estratégico da Água inclui um plano de acção regional Águas Subterrâneas Programa de Gestão (BPF); O objectivo global do GMP é promover o desenvolvimento sustentável das águas subterrâneas recursos a nível regional, integrando pesquisa, a avaliação, exploração e de protecção, nomeadamente relacionadas com a gestão subterrâneas seca. Este destina-se a abordar a necessidade de reforço das capacidades regionais de águas subterrâneas praticantes, aumentar o conhecimento sobre as águas subterrâneas, desenvolver um repositório de dados e informações de águas subterrâneas, bem como prestar apoio à gestão subterrâneas.
Com base nas questões e desafios enfrentados pela região da SADC, a GMP identificou a necessidade de uma instituição de levantar a compreensão de gestão das águas subterrâneas através da investigação, os conhecimentos de gestão, coordenação e reforço das capacidades. Prevê-se que esta instituição, será estabelecido como o Instituto de Gestão de Águas Subterrâneas do sul Africano (GMISA) e abordará questões de preocupação e se tornar um centro de excelência em águas subterrâneas na região da SADC e internacional. Esta visão da instituição é destinada a "garantir a utilização equitativa e sustentável e protecção das águas subterrâneas, bem como um centro de excelência nas áreas de gestão de águas subterrâneas seca ea gestão dos ecossistemas dependentes das águas subterrâneas na região".
A SADC e Centro de Gestão de Águas Subterrâneas Project, apoiado pelo The Global Environmental Facility (GEF) é um dos dez sub-projectos no âmbito do GMP. O projecto irá incidir na necessidade de os Estados-membros da SADC para desenvolver uma abordagem estratégica regional para apoiar e reforçar as capacidades dos Estados-Membros na definição das políticas de gestão de águas subterrâneas seca, especificamente em relação ao papel, a disponibilidade (magnitude e recarga) e oferta potencial de água subterrânea recursos (como uma parcela do total dos recursos hídricos). Isto vai ajudar em conciliar as exigências para o desenvolvimento sócio-económico e os dos principais ecossistemas dependentes de águas subterrâneas. Entre as suas actividades deste projecto irá desenvolver e estabelecer o GMISA em uma instituição de acolhimento.
Os objectivos deste documento conceptual estão a delinear os objectivos do GMISA e à apresentação do cronograma que estabelece a necessidade de apoiar GMISA dentro do calendário do projecto. Estas incluem:
PSC re-endosso GMISA (30 de novembro de 2007).
Instituição de acolhimento identificados (15 de abril de 2008).
WRTC subscreve a lista restrita GMISA instituição anfitriã (30 de abril de 2008).
Altos Funcionários endossa lista restrita para a instituição de acolhimento GMISA (30 de junho de 2008).
Integrada Conselho de Ministros recomendam curto listadas GMISA instituições de acolhimento para a Cúpula (30 de junho de 2008).
Cimeira da SADC (17 de agosto de 2008) recomendou aprova instituições anfitriãs.
Objectivos GMISA
O GMISA Prevê-se a assumir um papel de liderança regional em águas subterrâneas e águas subterrâneas seca gestão, a continuidade da prestação GDMP da SADC (o projeto) programa de pesquisa e continuar gerando dados e informações a partir do Projeto-piloto áreas, priorizou aquíferos transfronteiriços e das águas subterrâneas dependentes dos ecossistemas. O GMISA serão acolhidos por uma instituição regional existentes com conhecimentos existentes nas águas subterrâneas e apoiada através do Centro de Águas Subterrâneas (Fundo GDMF), com uma dotação inicial de E.U. $ 500.000. O GMISA terá os seguintes objectivos:
Divulgação e Sensibilização: Para aumentar o nível de compreensão sobre as águas subterrâneas benefícios, seca e das águas subterrâneas na região da SADC, através do desenvolvimento e manutenção de uma consciência regional de longo prazo ea capacidade para tratar águas subterrâneas seca;
Action-oriented Investigação: Para instituto, implementar e facilitar a investigação nas áreas das águas subterrâneas, secas e águas subterrâneas é de gestão;
Gestão do Conhecimento: A fim de proporcionar um centro regional para a gestão da informação relativa às águas subterrâneas, águas subterrâneas e da sua gestão seca na região da SADC, através da disponibilização de um repositório de dados, conceitos e as lições aprendidas a partir do Projeto e manter a criação de sistemas;
Coordenação: Fornecer um ponto focal regional para a coordenação das atividades subterrâneas na região da SADC;
Financiamento: Fornecer um mecanismo para solicitar e gerir fundos em prol das águas subterrâneas investigação, desenvolvimento e gestão na região da SADC; e,
Capacidade: Para construir a capacidade regional na pesquisa, desenvolvimento e gestão dos recursos de água subterrânea na região da SADC.
O GMISA regional integrado irá fornecer um ponto focal para as águas subterrâneas outros projectos e instituições que irão coordenar com os departamentos governamentais, organizações regionais e internacionais e centrado nas águas subterrâneas e da sua gestão. Estes poderiam incluir a Avaliação Internacional Groundwater Resource Center (IGRAC), instituída pela UNESCO na Holanda, as Compartilhada Internacionalmente Aqüífero Resources Management (ISARM) baseado na Namíbia, o Centro de Investigação Científica e Industrial (CSIR), na África do Sul, eo Instituto da Água Saneamento e Desenvolvimento (IWSD) na Zimbabué, a SADC e Monitoria da Seca na Namíbia
Identificação e seleção de GMISA instituição anfitriã
O GMISA não é vislumbrada a ser criado como um todo nova estrutura substitui totalmente sinalizada, replicando ou competir com os actuais centros regionais subterrâneas. Prevê-se que inicialmente o GMISA título poderia ser anexado a um académico existente presidente de um dos departamentos (hidrogeologia, engenharia civil, recursos naturais, etc) em uma instituição de ensino superior ou de investigação. Propõe-se que o GMISA irá aumentar a capacidade de uma instituição existente. O GMISA vai permitir a instituição de acolhimento de reconhecimento a ser um centro regional de águas subterrâneas para a excelência da região da SADC.
O GMISA será estabelecido com o apoio inicial do Projeto em espécie, juntamente com o apoio da instituição de acolhimento. Os dados e conhecimentos obtidos durante o projeto incluirá também significativos contributos para o estabelecimento da instituição. O GMISA será criado como parte do projeto, além da GMISA será apoiado durante os primeiros cinco anos por um Centro de Águas Subterrâneas (Fundo GDMF), que visa assegurar a sustentabilidade do Instituto e realizações para o futuro. Prevê-se que o GMISA será inicialmente uma pequena organização eficiente racionalizado que possa crescer com o tempo que a sua investigação, produtos e influência se expande. |